ESPUMANTE E VINHO

 

VINHO ESPUMANTE

É o produto proveniente de uma segunda fermentação alcoólica do vinho, com retenção do gás carbônico natural, em garrafas (processo tradicional) ou em grandes recipientes (processo charmat). Os espumantes são classificados conforme a quantidade de açúcar. É proibida adição de gás carbônico artificial. A graduação alcoólica final é de 10 a 14% vol.

 

Extra Brut: de 0 a 6 g/lt
Brut: de 6,1 a 15 g/lt
Demi-Sec: de 15,1 a 60 g/lt
Doce: acima de 60 g/lt

 

Para a elaboração do Espumante Brut geralmente são utilizadas as variedades Chardonnay, Riesling e Pinot Noir.

ESPUMANTE MOSCATEL (PROCESSO ASTI)

É o vinho com graduação alcoólica de 7 a 10% vol, resultante de uma única fermentação alcoólica do mosto da uva moscato em grandes recipientes. O açúcar residual é acima de 60 g/lt.

PROSSECO

É uma variedade de uva vinífera Italiana. Esta videira foi importada e adaptada para o Brasil. Normalmente esta variedade é utilizada na elaboração de espumantes (champanhe) Brut ou Demi-Sec. Resulta um produto leve e agradável de ser consumido como aperitivo ou acompanhamento das refeições.

 

VINHO FINO

É o produto proveniente de cultivares vitis viníferas. Ex.: Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Chardonnay, Riesling, etc.., com graduação alcoólica de 8,6 a 14% vol. A 20 graus centrígrados.